Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

OAB diz que 30 advogados são investigados em supostas vendas de sentenças

Publicado por Rebeca Lima
há 9 anos

Cerca de 30 advogados, cinco magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF), por envolvimento em um suposto ‘esquema’ de venda de alvarás de soltura, ocorrido na 2ª Instância do Judiciário Estadual, conforme o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Valdetário Monteiro. Segundo ele, conversas entre detentos dos presídios cearenses se espalharam e fizeram com que traficantes de outros Estados pedissem a transferência para o Ceará, para se beneficiarem da possível compra de sentenças.

Conforme Monteiro, traficantes do Rio de Janeiro, de São Paulo do Rio Grande do Sul, Minas Gerais estavam sendo transferidos para o Ceará, onde postulavam nos fins de semana, a possibilidade de conseguirem liminares que promoveriam sua soltura.

O presidente da Ordem disse ainda que a negociação de liminares existiu de fato mas nem todos os advogados citados podem ser considerados culpados. “Entre os profissionais que ingressaram com pedidos de soltura no plantão temos os sérios, honestos, que trabalham direito. Devem ser separados dos que estavam burlando o sistema”, declarou.

O presidente da Instituição afirmou que o inquérito corre em segredo de justiça e detalhes ainda não podem ser revelados, mas quem for apontado como culpado pelas investigações, será excluído dos quadros da OAB. Os sigilos bancários e telefônicos dos advogados investigados foram quebrados, em 2014, por ordem do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça e eles estavam sendo monitorados pela PF.

Na última segunda-feira (16), o desembargado Carlos Rodrigues Feitosa do Tribunal de Justiça do Ceará, foi afastado do cargo, à Justiça Federal e teve documentos apreendidos em seu gabinete durante uma operação da Polícia Federal (PF).

Fonte: Diário do Nordeste Verdes Mares

  • Publicações76
  • Seguidores343
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações393
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-diz-que-30-advogados-sao-investigados-em-supostas-vendas-de-sentencas/199506988

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Máfia e clientelismo presentes em todas as ciências e profissões brasileiras!
Lamentável! continuar lendo

É uma vergonha para este país atitudes como esta, venda de sentenças.
Infelizmente a venda de sentenças não é um problema isolado, regional, mas um problema institucionalizado no Poder Judiciário Nacional.
Temos que acabar com esta prática nociva e vergonhosa.
Ou o Poder Judiciário cumpre seu verdadeiro papel, ou é melhor extinguir logo toda a estrutura existente.
Advogados que praticam tais atitudes deveriam ser expulsos de suas respectivas OAB´s, assim como juízes ou julgadores que cometem tais práticas deveriam ser banidos do Poder Judiciário, sem direito a recebimento de vencimentos, e com ampla divulgação na imprensa. continuar lendo